sábado, 25 de dezembro de 2010

A PRIMEIRA IGREGA EVANGÈLICA


São pioneiro na fundação da primeira Igreja Evangélica Presbiteriana de Bom Conselho o casal João José de Oliveira Campos e D. Maria Oliveira, sua esposa, quando em 1929, cediam sua casa às primeiras reuniões, posteriormente, os primeiros cultos, presididos pelos americanos, Dr. Thaylor e Dr. Nevelly, missionários vindos de Garanhuns para evangelizar em nossa cidade.
Gozava de certo destaque o casal que recebiam os missionários, pois o Sr.João José era medico prático muito conhecido e farmacêutico homeopático com larga experiência nos tratamentos a base de ervas e plantas. Para todos era apenas, “João Boutler”, pois recebera este nome devido a um bom tempo trabalhando ao lado do médico americano Dr. Boutler. Aos poucos algumas famílias foram se aproximando ao ponto de ser formada a primeira congregação.
Em 1930, já formada a pequena congregação, transferiu-se para a rua Sete de setembro nº149, tendo como lideres Sr. Manoel batista de Macedo e José Campos de Oliveira. Foram muitas perseguições, pois até aí, a cidade era totalmente católica e com a invasão dos “bodes” tudo que acontecia era motivo para ser considerado um castigo dos céus. Contam os idosos, que certa vez, por ocasião de fortes chuvas, caiu um raio na igreja Matriz, chegando a destruir a cruz e parte de umas das torres, foi danificada. Coincidentemente no dia anterior tinha falecido um comerciante evangélico por nome Justo Cordeiro. As pessoas católicas fervorosas e fanáticas atribuíram este fato a um “ castigo dos céus”. Eram tantos os escárnios e as perseguições que Manoel batista de Macedo chegou a ser expulso da cidade, voltando tempos depois.
Com a evolução da congregação em igreja, funda –se em 1931 a sociedade Auxiliadora Feminina –SAF que já comemorou seus 50 anos. Por ocasião do jubileu de ouro da mesma foi realizada a reunião das Federações das SAFs; Reunião dos Presbíteros; e União da mocidade Presbiteriana.
O atual templo situado á Pç. Dantas Barretos foi construído em 1946, quando contava com numero significativo de membros tendo –se destacado alguns deles que tornaram pastores, sendo notável o seu desempenho. São eles:

-Revdº-Zenas Campos
-Revdº- João Campos
-Revdº- Cilas Campos
-Revdº-Elias Sabino
-Revdº- Abel cordeiro
-Revdº- Manoel Cavalcante
-Revdº-Jason oliveira dos Anjos
-Revdº-Eronides Batista, este filho do saudoso Manoel batista de Macedo.
Dentre os presbíteros destacamos a participação do Sr. Genésio Cordeiro, atuou durante 42 anos tendo inclusive, conduzido os trabalhos da igreja sozinho por muitos anos. Assumiu diversas vezes muitas funções dentro da igreja, excetuando - se ministrar a Santa Ceia, Batismo, e Casamentos. Chegou a ser convidado para se ordenar pastor, tendo recusado o convite.
Faleceu em 26/11/90, deixando o legado de seu exemplo e seu testemunho.
Atualmente a igreja encontra – se dirigida pelo Revdº José Ernando Pereira de Vasconcelos, desempenhando um trabalho eloqüente, incluindo o programa “Cristianismo, a melhor Resposta”, na Rádio papacaça com o apoio e participação de alguns membros.
Foram organizadas diversas congregações ao longo dos anos, como: Pedra de Fogo, Monte Alegre, Saloa e Ebenezer. As duas ultimas já são duas novas igrejas, fruto dos trabalhos
da igreja Presbiteriana do Bom Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE