sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Padre Alfredo Haasler

Padre Alfredo Haasler nasceu Bernardo, nome de batismo recebido de seus pais, no dia 5 de agosto de 1907, em Heiligenkreuz, Áustria. Fez o seminário no Mosteiro Cisterciense de Schlierbach onde se ordenou padre, em 1928, recebendo o nome de Alfredo, o nosso Apóstolo do Sertão. Em 1933, foi para os Estados Unidos, vivendo na comunidade cisterciense de Spring Bank, de onde retornou, em 1936, para Schlierbach, para trabalhar como educador no colégio pertencente à Ordem. Em 1938, veio para o Brasil, tomando posse na Paróquia de Jacobina, Bahia, em 11 de setembro desse mesmo ano. Em Jacobina, permaneceu por toda a sua vida, sem retornar à sua terra natal, nada obstante a possibilidade que a própria Ordem Cisterciense lhe oferecia.
Foi pároco das freguesias de Santo Antônio de Pádua, em Jacobina, e do Sagrado Coração de Jesus, em Itaitu, tendo dedicado a sua vida à: evangelização do povo; criação de mais de 40 Escolas Paroquiais que atendeu a uma demanda superior a 3.000 alunos; assistência médica a doentes e fundação das Missionárias do Espírito Santo.
Foi um grande protetor dos pobres e dos desassistidos, um homem preocupado com a educação, que considerava condição básica para o desenvolvimento da pessoa humana e para o processo de evangelização.
Foram 68 anos de profissão monástica e 64 anos de sacerdócio dos quais 50 anos dedicados ao Brasil, o que significa quase dois terços da sua vida, pois viveu até os 89 anos, faleceu em 1997. Ao Padre Alfredo Haasler, o Apóstolo do Sertão, a nossa homenagem póstuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE