sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FREI CAETANO DE MESSINA


Tudo começou a semente plantada por Frei Caetano de Messina, ainda no século passado.
Durante todos esses anos, sempre firme, esteve no colégio de nossa senhora do Bom Conselho, abrigando entre suas paredes estudantes e religiosas.
Tem sido um trabalho serio e persistente desde a sua fundação em 1853. Muitas mulheres saídas desta casa tornaram – se figuras importantes nos mais diversos cenários, em nossa região.
Foi o primeiro colégio do agreste Pernambucano a formar professores, no curso normal Rural, 1º Ciclo. As professoras formadas aqui saiam com muita credibilidade e competência.
As festas do colégio sempre foram uma beleza impar, a partir da festa religiosa de N.Sra. do Bom Conselho, como também as escolares.
Foram inúmeros os seus momentos de gloria, podendo criar a festa do centenário em 1853, quando na ocasião as professoras ex- alunas fizeram a doação do documento á nossa senhora do Bom Conselho.

Outros momentos foram importantes na vida desta casa, tornando –se difícil enumera. Aqui foram realizados grandes encontros da congregação; muitas participações na vida social da cidade sempre que seus salões são cedidos as recepções de casamentos, bodas de prata, etc.
Apesar da imponência do seu prédio da paz que inspira aos seus visitantes, o colégio passa por grandes dificuldades, até em manter as suas noviças. Boa parte do seu patrimônio se encontra improdutivo.

O terreno já não rende o suficiente e o numero de irmãs que produzem é muito restrito, pois a maioria delas se encontram idosas e doentes não podendo trabalhar mais.
Da estrutura da congregação muito se conserva, entretanto do ensino tradicional muito pouco nos resta.
Foi um colégio exclusivamente feminino, passando a misto apenas na década de 80, com a finalidade de solucionar os problemas financeiros, porem pouco ajudou, haja visto, atualmente o primeiro grau 1ª a 8ª série e 1º ao 3º ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE