sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

JOSÉ ABILIO


Após esta período, volta José Abilio a Bom Conselho todos os amigos voltados ás causas da revolução de 30. Com lenço vermelho no pescoço, Ulisses Tenório chefiava o município. Respondia por Pernambuco o interventor Carlos de Lima Cavalcanti, que nomeava e exonerava os prefeitos, inclusive os de Bom conselho. Apesar do nome de José Abilio ter sido lembrado, ele só foi prefeito novamente quando disputou as eleições com Pe. Alfredo Pinto Dâmaso.
No dia da posse, 15-08-36, fez um discurso onde relatava sua vida política até então.
Continua com muito prestigio junto ao interventor do estado até a posse de Agamenon Magalhães(37), como Interventor Federal em Pernambuco. Para Bom Conselho é nomeado Josino Villela que a estas alturas já se tornara inimigo de José Abilio. Magoado e sem prestigio, retorna a Alagoas o coronel e reassume o emprego de inspetor do I.I.A. Dias depois se afasta por motivo de saúde e volta para sua terra natal.
A partir de 1943, sendo Juca Medeiros prefeito de Bom conselho,partidário do PSD,recebe um telegrama de Etelvino Lins solicitando a formação do Diretório incluindo o nome de José Abilio. Entretanto, o coronel por ter sido presidente do partido acha desagradável se tornar apenas um membro. Para solucionar o problema, o governador Etelvino Lins manda chamar os dois e propõe:
“José Abilio vamos resolver o caso de Bom Conselho do seguinte modo: Você será o presidente do partido com direito a quatro membros e Juca Medeiros ficará com a vice-presidência e três membros, como você quer. Quantos ases nomeações serão feitos de acordo com vocês. Eu de modo algum abandonarei o Juca, você apenas dará, o nome e o mais resolverá, pois você anda doente e não pode com o peso da luta...”
Neste dia foram determinados os nomes para a composição do diretório do psd em Bom Conselho.
Com a queda do governo de Getúlio,muitas modificações são feitas em Pernambuco e em Bom Conselho. A U.D.N. cresce e toma forma a oposição a Jose Abilio e ao psd A partir daí surge um período de muita de muita luta, muitas brigas entre o cacique de Bom Conselho (como era chamado pela imprensa do estado) José Abilio e a U.D.N., encabeçada por Gervásio Pires.
Apesar de toda oposição, José Abílio é reeleito para mais um mandato de prefeito (26-10-47), se afastando para se candidatar ao primeiro mandato de deputado(1951). Eleito com 3.145 votos e empossado no dia 25 de janeiro de 1951.
Durante o primeiro mandato, José Abilio tornou-se um elemento de destaque, ora pela respostas, ora pelo seus pedidos, alguns para Bom Conselho, outros para seus afilhados, nunca para si próprio. Levando adiante sua política fiel ao psd., sempre ligado a Manuel Borba e mais tarde a Agamenon Magalhães, nunca tomado uma atitude sem prévia autorização.
Findo o seu primeiro mandato de deputado, tenta reeleição, em novo pleito conseguindo uma votação de 3.127, tomando posse em 26 de janeiro de 1955. São mais quatro anos de mandato na Assembléia legislativa de Pernambuco.
Com o fim do segundo mandato, José Abilio volta a Bom Conselho e não mais se candidata. Passa a dirigir o destino de nossa terra apoiando,articulando,usando seu prestigio,seus afilhados,seus discípulos em cada pleito.
Ainda hoje sentimos a sua presença a cada eleição,principalmente nas eleições municipais, quando um candidato ou outro faz dos expedientes, fruto do autoritarismo do coronelismo.
Por não ter filhos homens, o coronel se afeiçoou a outros políticos, entretanto alguns deles já não pertence a linha do antigo psd estão filiados á corrente da U.D.N. junto aos seus familiares que apóiam plenamente o ultimo opositor do coronel, o bacharel Arnaldo Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE