sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

DANTAS BARRETO E A POLITICA EM BOM CONSELHO



Tenente Costa Neto chega a Bom Conselho incumbido de organizar o partido de Dantas Barreto, com o objetivo de derrotar a oligarquia de Rosa e Silva, que já durava dezoito anos em Pernambuco. Ambos bom-conselhenses.Dantas e Costa Neto precisavam do apoio dos seus conterrâneos.
Em Bom Conselho os oficiais do tem. Costa Neto cuidaram de organizar o “Tiro de Guerra”,sendo José Abílio eleito presidente do mesmo.Como presidente do tiro de guerra, o prestigio e as influências de José Abílio foram crescendo. Já se encontravam estremecidas as ligações com o prefeito cel.Livio Machado.com a campanha eleitoral vem o rompimento.De um lado José Abílio Costa Neto e a Família Villela;do outro cel.Livio e outras famílias apoiavam Rosa e Silva.
As eleições foram marcadas para o dia cinco de novembro. Trinta dias antes,uma onda de febre tifóide invade Bom Conselho e atinge boa parte da população,incluindo José Abílio que fica impossibilitado de ajudar nos serviços da eleição a seus companheiros.
O estado estava envolvido numa verdadeira revolução. Na véspera das eleições,no Recife o Palácio do governo era palco de grande tiroteio.Em Bom Conselho, pela madrugada, chega de Alagoas o Dr. Rodrigo Tenório com mais de duzentos homens e ao lado do Tenente Costa Neto,José Abílio, que apesar de doente se fazia representar, Luiz Carlos Villela,Alípio Luna e Tantos outros, defendiam a corrente dantista e enfrentavam tremendo tiroteio,que durou duas horas, contra os Rosistas,representados pelo cel.Livio Machado,Lizimaco Vila-Nova e outros homens. A cidade ficou deserta. Neste dia não houve eleição em Bom Conselho.
Vitorioso Dantas Barreto, a chefia política de Bom Conselho é entregue ao ten.Luiz Carlos da Costa Neto.Mais uma vez o poder voltava ás mãos dos Villelas.Apesar de não usar o sobrenome, Costa Neto era um legitimo villela.
Acompanhou o governador para recife e tornou-se deputado estadual do seu governo (1911-1912).
Vitorioso todo o grupo Dantista, José Abilio também sobe ao poder.Exercia influência direta no distrito de Taquari, pois a Mata verde (fazenda de José Abilio) pertencia a este povoado, chegando a ser nomeado sub-delegado do Taquari.
Respondia pela Delegacia de Bom Conselho o tenente Andrelino.Este veio a ter um desentendimento com José Abilio devido um dos”cabras”de José Abilio andar armado. Foi o incidente que mobilizou todas as autoridades desde o Pároco –Pe.João Clemente; o Promotor público –Dr. Paulo André;chefe político Capitão Luiz Carlos Costa Neto, que intercederam e concluíram fazendo um acordo,onde José Abilio mandaria os seus cabras para fora da cidade. Foram todos levados para a fazenda Mata Verde e lá puderam andar armados sem ferir a autoridade do Delegado de policia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE