quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Unidades móveis ajudam foliões a registrar perda ou roubo de documentos

As delegacias móveis são ônibus equipados com acesso à internet, onde o folião lesado pode registrar a ocorrência, sem precisar ir à delegacia


Reprodução / TV Globo

O Carnaval se aproxima e, enquanto ele não chega, pernambucanos e turistas se divertem nas prévias dos blocos, bailes e desfiles. Para quem gosta de brincar no meio da multidão é bom ficar atento: encontrar documento perdidos ou roubados é um sufoco.


Para facilitar, a Secretaria de Defesa Social (SDS) vai colocar nas ruas as delegacias móveis - ônibus equipados com computadores e acesso à internet - onde o folião lesado poderá registrar a ocorrência pela internet, sem precisar ir à delegacia.

De acordo com o gestor da Delegacia pela Internet, Dário de Holanda (foto 2), uma média de 250 boletins de ocorrência é registrada por dia. “Num mês, passa de sete mil. A pessoa pode efetuar a queixa no ônibus da SDS e já sair daqui com o boletim. Isso evita que a pessoa vá à delegacia, porque lá já vão ter outras pessoas, até com problemas maiores. Então desafoga a delegacia, além de toda a rapidez e comodidade”, diz.

O boletim é feito em cinco etapas. Na primeira, a pessoa conta a natureza da ocorrência, por exemplo, se foi roubo, furto ou extravio. Na segunda fase, são informados os detalhes da ocorrência, como o local e o horário onde ocorreu o crime. Os dados pessoais da vítima são preenchidos na terceira etapa – se a vítima é menor de idade, devem ser informados os dados dos pais.

As últimas fases são as mais importantes. É na quarta etapa que a pessoa informa se há uma testemunha e relata o que foi perdido, furtado ou roubado. Na quinta e última fase, é preciso descrever o fato. Nessa fase é fundamental ser detalhista, para que ajude ainda mais a ação da polícia.

O serviço foi usado no último domingo (20), durante o bloco das Virgens de Verdade, em Olinda, e será estendido, também, para os dias em que saírem os grandes desfiles. A Delegacia pela Internet está disponível no site da SDS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE