quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reforma da Igreja do Carmo, em Olinda, é paralisada mais uma vez

A obra, que já dura mais de uma década, está parada porque os recursos foram temporariamente suspensos pelo Governo Federal, segundo Iphan

Reprodução TV Globo

A restauração da Igreja do Carmo, em Olinda, parou novamente. Há 15 anos, a igreja está em reforma. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o motivo da paralisação desta vez é a falta de dinheiro para o término das obras.

As portas e as janelas estão fechadas e o canteiro de obras está abandonado. Esse é o estado da restauração da igreja, que é a mais antiga da Ordem Carmelita nas Américas, uma herança do século XVI e um dos mais importantes patrimônios históricos de Olinda.

Em setembro do ano passado, uma cerimônia oficial foi realizada para anunciar a liberação de R$ 1,59 milhão para a última etapa da restauração, fato comemorado por moradores, fiéis e autoridades da cidade.

Em novembro de 2010, as obras recomeçaram com 24 trabalhadores. Porém esta semana começou com tudo parado outra vez. A Igreja do Carmo apenas não está deserta e abandonada porque os restauradores resolveram se revezar durante o dia. À noite, um vigilante fica de plantão no local.

As obras estavam previstas para durar um ano, a longa espera dos moradores deve demorar ainda mais. “Agora, só Deus sabe quando vai continuar”, diz uma moradora da cidade.
“É um monumento tão bonito, não deveria ter esse desprezo”, lamenta outra habitante de Olinda.

Segundo o Iphan, a obra parou porque houve um atraso no repasse dos recursos. "Temporariamente, o Governo Federal suspendeu o repasse de recursos a diversos órgãos e monastérios. Talvez seja por conta da transição política que está ocorrendo”, afirma o arquiteto do instituto, Fábio Torres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE