quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A nove dias do Carnaval, ruas do Sítio Histórico de Olinda estão cheias de entulhos

Obras da Compesa deixam materiais de construção espalhados pelos corredores da folia; a promessa é que, na próxima segunda-feira, o problema esteja resolvido


Reprodução / TV Globo

Faltam nove dias para o Carnaval e a situação do Sítio Histórico em Olinda é preocupante.
Pontos de encontro de maracatus e bonecos gigantes estão com obras por todos os lados.
Os corredores da folia estão cheios de buracos, que colocam em risco a segurança de quem passa pelas ladeiras. Sem falar na decepção dos turistas que encontram pedras e metralhas diante de cartões-postais.

Em uma das entradas da Cidade Alta, que faz parte do roteiro da linha de ônibus do Amparo, só passam motos e pedestres. A ladeira da Misericórdia está cheia de telas para proteger paralelepípedos entre cimento fresco. No monumento que é cartão postal de Olinda, o Alto da Sé, a ladeira está com um dos lados coberto por pedras, por causa da construção de um muro.

Os vizinhos estão chateados, mas não surpresos. Eles dizem que não é a primeira vez que o serviço é feito nessa época. “É todo ano. Só começam a fazer as obras quando está perto do Carnaval”, diz o motoboy Genilton Gonçalves

E fica uma pergunta: esses serviços deveriam mesmo ser feitos na época do carnaval? “A prefeitura não deixou parar as obras por causa da proximidade do Carnaval, por causa do fluxo de turistas. E a gente é que paga, porque está aqui o ano todo”, conta o autônomo Bruno Almeida.

A Prefeitura de Olinda informou que todo o material de construção da obra do muro no Alto da Sé será recolhido até a próxima sexta-feira (03), antes do Carnaval. E afirmou, também, que só essa obra é da Prefeitura. As demais são de responsabilidade da Compesa.

De acordo com o superintendente de Negócios da Compesa, Alex Ramos (foto 4), que as obras começaram no ano passado e estavam previstas para terminar este ano. Mas que, por conta das chuvas, houve o atraso. “Começamos em agosto e, agora em janeiro, nós reiniciamos. Mas as chuvas atrasaram o prazo”, diz.

Ele informa que as obras são fazem parte de um projeto para acabar com a falta de água na área. “Na próxima segunda-feira (28), os materiais serão retirados e esperamos também concluir toda a obra”, afirma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE