segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Malhação para adolescentes requer atenção dos pais

É preciso saber o tipo de exercício que o filho está fazendo, a carga e a frequência

Cada vez mais adolescentes escolhem a musculação para ficar com o corpo mais bonito. Como eles estão em fase de crescimento, muitos pais se preocupam com eventuais danos que a atividade possa causar. Os pais devem prestar atenção ao tipo de academia que o filho está frequentando.

A partir dos 12 anos já possível fazer musculação, mas é melhor evitar exercícios pesados antes dos 16 - o ideal é combinar a malhação com outro tipo de esporte. O alerta vai para a quantidade de peso usada e para a frequência dos exercícios: não se deve forçar as articulações. Também é importante consultar um médico antes de iniciar a atividade.

"Eu sempre comparo com uma escola. Então os pais desse adolescente têm que estar sempre acompanhando. Além de colocar numa boa academia e saber quem são os profissinais que estão trabalhando com o seu filho", aconselha o professor de Educação Física Vinícius Lima (foto 2).

Quando decidiu deixar a vida sedentária, Mateus Pereira, 17 anos, começou com caminhadas e depois aderiu à musculação. "Para adquirir condicionamento físico, porque na minha idade eu andar e me sentir um pouco cansado é ruim", explica.

Já Rafael Falcão, 17 anos (foto 1), também estudante, faz musculação há onze meses e não pensa em parar. "É questão de saúde, para não ficar uma pessoa sedentária. Estou ficando contente com o resultado e vou continuar", garante.

Outro medo dos pais é que os filhos usem algum tipo de anabolizante. A melhor forma de evitar este perigo é ter sempre a supervisão de um bom profissional.

"Para se iniciar qualquer treinamento é necessário passar por uma avaliação física, para que o profissional que vai fazer o acompanhamento desse adolescente saiba o nível de condicionamento dele. É isso que vai dar suporte ao profisisonal para que ele saiba os parâmetros e possa especificar o tipo de treinamento", orienta o professor de Educação Física Rafael Lira (foto 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE