segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Depredação no fim de semana diminui número de ônibus em circulação

Além dos prejuízos das empresas, os passageiros ficaram prejudicados, pois tiveram que enfrentar atrasos dos transportes coletivos

Mais de 150 ônibus utilizados como transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR) ficaram sem condições de uso pela população nesta segunda-feira (21). Após as prévias do final de semana, os veículos tiveram portas, para-brisas, janelas e diversos vidros quebrados.

O vandalismo ocasionou prejuízo não apenas às empresas de ônibus, mas também aos passageiros, que tiveram de enfrentar grandes atrasos até conseguir chegar à escola ou ao trabalho. No início da manhã desta segunda, o intervalo de mais de meia hora entre as saídas dos ônibus originou protestos no Terminal de Integração de Igarassu, na RMR, e também na BR-101.

A polícia militar foi chamada ao terminal, que foi liberado no final da manhã. De acordo com a diretora de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Taciana Ferreira, os atrasos dos ônibus no Terminal de Igarassu ocorreram justamente por causa das depredações do último domingo (20).

“A empresa que opera nesse terminal foi alvo de depredação dos veículos e hoje, especificamente, tivemos problemas. Nós estamos monitorando e tendo uma ação junto com as empresas para que haja de imediato uma reposição das peças que foram danificadas”, diz Taciana Ferreira. Ela também informou que vai colocar algumas ações preventivas em prática até o Carnaval para conter as ações de vandalismo.

Em nota, a Polícia Militar informou que 1,3 mil PMs trabalharam nos locais do desfile do bloco das Virgens de Verdade, em Olinda, e ressaltou que atua, em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transportes, para evitar atos de vandalismo e depredação dos ônibus.

Também por meio de nota, a Itamaracá Transportes, que atende os municípios de Olinda, Paulista, Itapissuma, informou que não pode operar com capacidade máxima porque teve 64 ônibus depredados na noite do último domingo, logo após a partida de futebol entre Sport x Petrolina, na Ilha do Retiro, no Recife, e a prévia carnavalesca em Olinda.

Segundo a empresa, os ônibus começaram a ser danificados no viaduto da avenida Pan Nordestina. Como o trecho está em obras, os vândalos aproveitaram as pedras próximas à via para quebrar pára-brisas, janelas e portas. A ação teria deixado dois motoristas feridos por causa dos estilhaços de vidro.

“Essa ocorrência foi ontem, no final da operação, quando, nas proximidades do giradouro da [avenida] Presidente Kennedy, a multidão que passava depredava os carros. Tivemos 64 veículos avariados, dos quais 15 estão em operação sem reposição de peças por falta de peças no fornecedor e a gente estima alguma coisa próxima de R$ 10 mil de prejuízo de materiais”, afirma o diretor da Empresa Itamaracá, Gibson Pereira.

A quantidade de ônibus danificados no final de semana foi quatro vezes maior do que o número da frota reserva, que corresponde a 6% do total, ou seja, 15 ônibus. A Itamaracá Transportes afirmou ainda que convocou funcionários da manutenção que trabalham durante o dia para fazer plantão noturno no intuito de consertar os veículos, mas alguns não ficaram prontos a tempo de sair às ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE