sábado, 25 de dezembro de 2010

GERVÁSIO MATOS - PREFEITO EM NOVA VERSÃO


Após vinte anos de domínio exclusivo de dois homens – Manuel luna e Walmir Soares - surge de forma inesperada o nome Gervásio Matos. A surpresa foi até para o próprio, pois até então não tinha a menor pretensão de envolvimento na política.
Apresentado pelo então prefeito Walmir Soares, Gervásio Matos teve que enfrentar um adversário veterano que representava uma preferência muito grande das famílias de Bom Conselho. Era março de 1998 e o desconhecido no mundo político iniciou sua campanha. Contou inicialmente com apoio de sua família, por sinal muito grande e bem relacionada, conseguindo reverter o quadro da campanha ainda nos primeiros comícios.
Com uma nova tática, a da conscientização, prometia nos palanques á juventude melhoria de vida. Respeitou estas promessas e quando eleito investiu maciçamente nos jovens. Ora em esporte, ora em educação, ora em saúde, ora em eventos. Foi considerado o prefeito das grandes festas. Conseguiu devolver ao povo tranqüilidade e a segurança de ir ás ruas. Levado pelo idealismo e pela vontade de aprender, não se inibiu participando de vários seminários e cursos onde aprendia o que o cargo exigia. Conheceu pessoas e lugares. Programou e executou a melhoria de vida para a cidade, investiu em obras invisíveis como educação, saúde e segurança. Efetuou muitas obras de
os idosos, resgatando duas gerações desprestigiadas em nosso país: as crianças e os idosos.
Enfrentou corajosamente cada problema que se apresentava, conseguindo reverter as situações adversas que surgiam.
Com a aprovação ao seu trabalho e aos seus propósitos quando apoio e apresentou o Audalio Ferreira de Araújo, pessoa muito bem relacionada em todas as camadas da sociedade bonconselhense, recebeu a resposta positiva ao seu trabalho, elegendo para seu sucessor alguém da sua linha política.
Mas nem só de acertos é feita a administração pública e quando decidiu construir uma escola profissionalizante no ginásio São Geraldo, diante de vários apelos da população, cedeu e modificou o projeto, para salvaguardar a memória dos seus contemporâneos.
Outro grande erro de sua administração foi à escolha e inicio da construção do centro de abastecimento de Bom Conselho em local totalmente inadequado da cidade, entre quatro escolas, e as margens do Rio Papacacinha será transformado em uma fonte de insetos e poluição, incluindo também os problemas sociais que surgirão, como prostituição,trafico de drogas,etc.
Por que não transformar a área em um espaço cultural alusivo ao centenário, com pista de Cooper, ciclovia,uma praça (por que não uma replica da antiga Pç. D. Pedro II)* ginásio de esportes, para que todos nós professores, possamos aproveitar junto com nossos alunos?
E necessário ao homem público a humildade para reconhecer que após a eleição ele passa a ser um instrumento da população, proporcionando a cada cidadão que resida em uma cidade ou região o bem-estar e a melhoria de vida.
O homem público não é o ditador, o carrasco ou justiceiro que pune o povo, condena a cada passo ou palavra dita em desacordo.
Gervásio Matos procurou aprender está lição e algumas vezes pecou por não tê –la seguido. Espero que a vivência e a experiência deem-lhe novas chances de provar que é bom aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE