sábado, 25 de dezembro de 2010

ESCOLA FREI CAETANO DE MESSINA



Estava o prédio do seminário são Fideli ocioso há vários anos, quando o governo do estado, representado por dr Paulo Pessoa Guerra e o secretario de educação Dr. Roberto Magalhães, solicitou dos frades Capuchinhos a cedência do prédio a fim de instalar um escola estadual.
Inicialmente ficou determinado que a direção da escola deveria ser entregue a um religioso da ordem Franciscana e designaram para exercer o cargo de primeiro diretor, Frei Bernardo.
Em 1970, a direção da escola foi entregue a Frei Dimas (José Marleno), este solicitou a criação do curso cientifico, a nível de 2º grau. Entretanto as dificuldades para se conseguir professores eram inúmeras, levando o frade a convidar professores da cidade vizinha de Garanhuns.
Imediatamente o convite foi aceito e alguns dias depois contava, o colégio, com os professores (também estudantes da Faculdade de Formação de professores de Garanhuns), Luis Carlos Pessoa, Fernando Souto, Carlos Alberto Guilherme, Edson e a saudosa Profª Dora (Maria das Dores).
Com a conquista do segundo grau, logo veio uma outra, que seria tornar a escola mista. Não era lógica uma escola estadual só para homens.
Primeiramente o ingresso se deu no segundo grau, posteriormente no primeiro grau, a partir daí muita coisa cresceu no campo educacional.
Tornou – se um marco importante na vida educacional dos jovens papacaceiros, dando origem a vários movimentos, inclusive a banda Marcial. Após sua transferência, por questões religiosas, passou a dirigir o colégio, o também franciscano, frei Leão de Viçosa – Nicio Peixoto – que desenvolveu um trabalho de excelente qualidade.
Algum tempo depois com a transferência de frei leão para Maceió e a ordem franciscana abrindo mão da direção do colégio passa o comando para as mãos do prof. Luis Carlos Pessoa, até os dias atuais.
São muitos os momentos de gloria desta escola, nos seus 25 anos, podendo relacionar alguns:

- Participação no campeonato das cidades;
- Concurso de bandas marciais;
- Vitória no vestibular e o triunfo profissional de seus ex-alunos;
- Ingresso de alguns deles, no corpo docente da escola;
- Festa dos casais;
- Outros eventos, etc.
Atualmente a escola possui o curso técnico de contabilidade e o curso de estudos gerais (antigo cientifico) e o primeiro grau, atendendo uma população de 2000 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM CONSELHO-PE